A ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira acredita que a agricultura brasileira deve ser protagonista no combate às mudanças climáticas. A avaliação foi apresentada durante participação no Lide Brazil Conference London, nesta terça-feira, 29.

“O Brasil deve ser um player global estratégico e um provedor de soluções em bioenergia. A agricultura entra com toda a sua sofisticação tecnológica. Mais do que isso, a nova revolução industrial no Brasil passa por essa questão”, disse.

Teixeira também fez um alerta sobre as consequências da crise climática, afirmando que “a ciência terá que rever todas as suas previsões”, em virtude da elevação da temperatura da Terra, o que trará implicações diretas para a segurança alimentar e energética.

“Precisamos de ciência para mostrar quão vulneráveis somos”, acrescentou, ressaltando a necessidade de um entendimento mais profundo sobre os riscos climáticos que o Brasil e o mundo enfrentam.

Ela também alertou para que a abordagem da crise climática não fique restrita aos aspectos ambientais. Para ela, a questão climática “está relacionada ao desenvolvimento, ao financiamento, aos novos rumos do planeta e à inovação”, disse, destacando a necessidade de o Brasil investir em soluções sustentáveis. “O Brasil tem tudo para liderar a industrialização verde no mundo”, afirmou.

Fonte: Agência Estado
com informações e imagem Leandro Silveira (RPA News)