A Sim Distribuidora, do grupo gaúcho Argenta, anunciou, nesta quinta-feira (17), a compra das operações de distribuição de combustíveis da francesa TotalEnergies no Brasil, em mais um movimento dentro da estratégia de expansão geográfica de seus negócios para além da região Sul.
O valor da transação, que ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), não foi revelado.
Com a aquisição da distribuidora TotalEnergies no país, a Sim traz para suas operações uma rede com cerca de 240 postos de combustíveis, 2 filiais de TRR (sigla para Transportador Revendedor Retalhista, que são empresas autorizadas pela ANP a comprar combustíveis a granel e revendê-los de forma retalhada) e 17 bases de armazenamento de combustíveis e de etanol.
Saída por “razões de estratégia”
Conforme a Sim, a TotalEnergies está saindo do negócio de distribuição de combustíveis no mercado brasileiro por razões de estratégia. “Esta aquisição possibilitará a entrada efetiva da Sim Distribuidora no Centro-Oeste, bem como reforçará a posição da empresa no Sudeste, em especial em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro”, informa, em nota.
Com a transação, a distribuidora gaúcha vai adicionar cerca de 1 bilhão de litros por ano ao seu negócio, passa a operar em 40 terminais, com clientes em 9 Estados e no Distrito Federal, e se posiciona entre os maiores players em distribuição de combustíveis do país.
“Com esta aquisição, a Argenta, que nasceu no interior do Rio Grande do Sul e alcançou amplitude estadual, agora expande a sua atuação definitiva e consolidada para o país”, diz o presidente do grupo, Neco Argenta, na nota.
Fundado em 1985, o grupo prevê faturar R$ 18 bilhões em 2024.
Fonte: Valor Econômico.