A primeira safra da unidade bioenergética de propriedade de produtores de cana aconteceu em 2020 e o volume de cana colhida cresce ano a ano
A Usina Enersugar, de Ibirarema – SP, realizou na noite de quinta-feira, 13, sua primeira reunião com agricultores de Campos Novos Paulista. Na ocasião, Sylvio Ribeiro, acionista da Empresa, fez breve relato do trabalho que desenvolveu em conjunto com os irmãos Dorival e Dirceu Finotti para viabilizar a criação da unidade que fez sua primeira safra em 2020. O sócio citou o modelo de administração profissional, com governança compartilhada e uma equipe de enorme experiência e seriedade.
Sylvio falou das boas expectativas para a próxima safra e destacou a intenção de criar um polo industrial no complexo da usina, com fábrica de biofertilizentes – já em fase de construção – e projetos futuros de produção de biogás e etanol de milho.
Na safra 2024/25, a Enersugar processou 1,5 milhão de toneladas de cana, colhidas em 17,3 mil hectares, em 344 propriedades cultivadas por 176 agricultores. A expectativa de moagem no atual ciclo é de 1,7 milhões de toneladas de cana, com previsão de chegar a 2 milhões em 2028, atingindo sua capacidade máxima de moagem .
Como a usina conta com 100% da cana produzida por agricultores e mantém filosofia de “não disputar terras com quem produz”, a Enersugar se concentra somente em moer a matéria-prima para fabricar açúcar, etanol, levedura e produzir energia. Para garantir canaviais produtivos, a Enersugar fornece gratuitamente vinhaça e torta de filtro aos produtores parceiros, compostos organominerais que geram excelentes benefícios ao elevar o potencial produtivo dos canaviais e reduzir os custos com a aquisição de fertilizantes convencionais.
Fonte: canaonline