Tchélo Figueiredo-Secom MT

 

 O aporte para tecnologias de produção de combustíveis sustentáveis é do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em recursos não reembolsáveis

A Finep divulga rerratificação de Seleção Pública de Subvenção Econômica à Inovação MAIS INOVAÇÃO BRASIL – BIOECONOMIA.

Agora, a Seleção da Finep inclui uma nova linha temática:

“Desenvolvimento de tecnologias para a produção de combustíveis sustentáveis como, por exemplo,
etanol,
biodiesel,
diesel verde,
SAFs,
combustíveis marítimos,
combustíveis sintéticos,
podendo incluir processos de produção de coprodutos que auxiliem na viabilização técnico-econômica,
como também testes e ensaios com combustíveis sustentáveis para aplicação no setor de transporte rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário, bem como em tratores e máquinas autopropulsadas agrícolas.
Essa linha também abrange o desenvolvimento de insumos críticos para biocombustíveis, tais como catalisadores, membranas, reatores e gaseificadores, dentre outros.”

Saiba quais são as linhas temáticas de combustíveis sustentáveis apoiadas
Serão apoiados projetos inovadores aderentes às Linhas Temáticas abaixo:

Linha Temática 1 – Biomassa
Desenvolvimento de processos com biotecnologia e/ou conversão química aplicada para geração e processamento de biomassa para biocombustíveis, incluindo engenharia genética de plantas com fins energéticos, desenvolvimento de novas plataformas microbianas, de enzimas/coquetéis enzimáticos
para processos de biocombustíveis e de cultivares de plantas com maior potencial de produção dos biocombustíveis;

Linha Temática 2 – Plantas Piloto e Demonstrativas de Combustíveis Sustentáveis
Desenvolvimento ou adaptação de plantas piloto e/ou demonstrativas de processos de produção de combustíveis sustentáveis (incluindo o desenvolvimento tecnológico nacional de equipamentos e/ou componentes críticos) como, por exemplo, biodiesel, diesel verde, SAFs, combustíveis marítimos, e combustíveis sintéticos, podendo incluir processos de produção de coprodutos que auxiliem na viabilização técnico-econômica, como também testes e ensaios com combustíveis sustentáveis para aplicação no setor de transporte rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário, bem como em tratores e máquinas autopropulsadas agrícolas.
Os projetos deverão prever escala piloto (de 10 a 200 kg/dia) e/ou em escala de demonstração (de 200 a 2000 kg) do processo produtivo.

Confira destaques da Seleção de tecnologias

 Fonte: Jornal Cana